Totem American Bulldogs

[QUASE] Tudo sobre casinhas de cachorro PDF Imprimir E-mail

 

(*) Atenção: Nós não vendemos, comercializamos ou construímos casinhas sob encomenda. As informações nessa página são meramente informativas, e visam mostrar ao público geral os vários modelos e tipos de casinhas existentes.


casinha1
Ao contrário do que se pensa, uma casinha de cachorro (dessas de madeira) é uma ótima opção para abrigar o seu amigo peludo. De fato, considerando que o cachorro descende do lobo, animal esse que vive em tocas, é então natural o grande sucesso que as casinhas de cachorro fazem entre os cães. Em uma casinha o cão se sente "entocado", e portanto mais seguro e protegido dos outros animais, da chuva, do vento e do sol. Se a casinha for de boa qualidade, ela pode até ser deixada exposta ao sol e chuva por anos, sem problema algum. Na figura ao lado temos JDJ Collette 25 (bulldog americano) feliz e satisfeita na frente da sua casinha.

 

Infelizmente é lamentável a baixa qualidade das casinhas de cachorro normalmente encontradas à venda no Brasil. Geralmente são fabricadas usando materiais reciclados de qualidade muito baixa (restos de pinus ou cedrinho), e são vendidas sem pintura e nem sequer são lixadas (deixando farpas, etc). Se você escolher comprar uma casinha de cachorro, procure uma de boa qualidade, tamanho #4. Ao chegar em casa, desmonte a casinha, LIXE cuidadosamente todas as partes, e PINTE com pelo menos duas demãos de verniz marítimo com filtro solar. * Não compre em hipótese alguma casinhas de fibra ou de plástico. Elas não protegem o seu cão do calor e/ou frio.

Uma dica é que você construa a sua própria casinha-de-cachorro. Se você conhece um bom marceneiro, peça a ele para fazer uma casinha para o seu amigo peludo, em material mais resistente e com acabamento de boa qualidade. O preço deverá ficar entre R$ 150,00 e R$ 250,00.

Construindo uma casinha para o seu American Bulldog

Então você decidiu construir (ou encomendar) a sua própria casinha de cachorro, e está imaginado como ela deveria ser? Aquecimento? Ventilador de teto? Chão azulejado? Tomada para TV a cabo para que seu cão possa acompanhar a novela das 8?

O desenho interno

Com relação ao desenho abaixo, a situação ideal é mostrada em (b), onde temos um painel divisor, criando duas áreas internas, um "hall de entrada" e um "quarto". Nesse caso o animal ficará totalmente protegido de ventos e chuvas. Se não for possível a construção do painel divisor, uma opção simples seria o deslocamento da porta de entrada da casinha totalmente para o lado. Com isso o cão ficará razoavelmente bem protegido de ventos e chuvas. O pior é o modelo comum de casinha de cachorro (a), onde o cão fica exposto diretamente ao vento e chuvas.

casinha3


Tamanho

Aqui não vale a premissa de "quanto maior melhor", em especial nos meses de inverno. De fato, no inverno o cão será aquecido somente pelo calor gerado pelo próprio corpo. Em uma casinha maior que o necessário esse calor é rapidamente dissipado, e seu cão pode passar frio desnecessário.

A casa deve ser somente grande o suficiente para que o cão possa ficar de pé, girar o corpo e ainda ser capaz de esticar as pernas. Não mais que isso. A largura da porta deverá ser somente o suficiente para que o cão passe sem arrastar os ombros. Em geral o tamanho recomendado para cães da raça American Bulldog (do tipo Johnson) seria (dependendo da solução que você escolher para a casinha):

  • 80 cm x 60 cm (para a área de dormir)
  • 55 cm x 60 cm para o hall de entrada (caso a casinha que você escolheu tenha hall de entrada, como a mostrada na foto da casinha K9 acima)
  • 75 cm de altura interna
  • 45 cm de largura da porta (máximo)
  • 20 cm de distância do chão (mínimo)

 

O telhado e o chão

 

O chão da casinha deverá ficar necessariamente a pelo menos 20 cm do chão. Isso evita umidade, friagem e até mesmo a entrada de bichos nocivos a seu animal. Durante o inverno você poderá colocar dentro da casinha um pedaço de pano (tipo cobertor barato). Lembre-se porém de trocá-lo periodicamente, e de retirá-lo durante o verão.

O telhado deverá permitir que toda a água da chuva escorra. É fortemente indicado que o telhado da casinha seja removível, ou, melhor ainda, possa ser aberto tipo uma porta ou janela (construção com dobradiças) para facilitar a limpeza.

Os materiais

Existem várias opções no mercado. Uma delas, e que você NÃO DEVERÁ escolher, é o uso de madeiras compensadas do tipo aglomerado. Esse tipo de madeira contém arsênio e outros metais pesados na composição da cola, e são tóxicos ao animal, inclusive à pele do cão.

O ideal é o uso de uma madeira não tratada, do tipo compensado naval de cedro de 18mm, ou mesmo algo mais forte. A estrutura deve ser feita preferencialmente de madeira de lei (maçaranduba, angelim, etc).

casinha4
Acabamento interno

É muito interessante que você encha as frestas e junções internas da casinha com material com uma massa de pó-de-serra e cola (ver desenho ao lado). Esse tipo de "enchimento" pode ser comprado pronto em lojas do ramo e não custa caro. Com isso você evita o acúmulo de sujeira, detritos, vermes, etc, facilitando ainda a limpeza da casinha. É importante ainda que o interior da casinha seja bem lixado, e pintado com pelo menos duas demãos de verniz.

Acabamento externo

Os únicos detalhes a serem considerado nesse item é que se evite "pontas" e "beiradas" macias onde o seu cão possa iniciar um processo de morder (destruição). O mais indicado é que as pontas e beiradas sejam reforçados com uma madeira dura, ou mesmo com zinco ou cobre. O outro aspecto diz respeito à pintura externa, que deverá ser feito em duas demãos de verniz naval com filtro solar, ou com tinta própria para madeira.

A localização da casinha

É primordial que a casinha seja disposta numa posição que proteja a entrada da casinha do vento prevalecente na sua área. Ela também deverá ser disposta de tal forma que o sol incida sobre ela, preferencialmente na parte da manhã. Durante o verão, se necessário, mude a casinha para um local onde ela fique protegida do sol em todo o período da tarde.


Modelos de casinha

Abaixo está apresentada uma coleção de fotos com vários modelos de casinha. As vantagens e aspectos interessantes de cada uma estão comentado. O ideal seria levar em consideração esses comentários quando desenhando a sua própria casinha.

casinha5

Nesse caso (acima) a novidade, com relação aos modelos que temos no Brasil são dois. Primeiro o teto removível (para limpeza). Segundo a disposição da porta, mais à esquerda, permitindo assim a criação de uma área "escondida" do vento e da chuva. Esse detalhe é super importante, especialmente no casa de casinhas que ficarão expostas ao tempo, ou sujeitas a vento frontal.

casinha6

No modelo acima o diferencial é o acabamento e a solidez da construção da casinha, e a utilização de uma manta térmica (de alumínio) entre o telhado e o interior da casinha, para proteção contra frio e calor. Note que não existem cantos onde o cão possa começar o seu processo de destruição (morder). Note também que todas as partes receberão várias demãos de verniz. Finalmente, e mais uma vez, o teto é removível.

casinha7

Nesse caso (casinha ainda não acabada) notamos o quão robusta a casinha é. Casinhas com esse grau de robustez são feitas para durar anos.

 

casinha8

Mais um exemplo (acima) de casinha de boa qualidade. O diferencial aqui é, além da construção sólida em madeira nobre, o telhado em cobre, com manta termica.

 

casinha9

Casinha simples, em pinho (acima). O interessante aqui e o detalhe do "cume" do teto, em zinco, melhorando a robustez da casinha e evitando entrada de água.


casinha10

Esse modelo é o nosso favorito. Extremamente robusta e bem acabada. O diferencial dela é que ela foi concebida para ser ENCAIXADA à parede externa do abrigo do cão (garagem, etc).
(Projeto comercializado por http://www.doghouseplans.com)


casinha12

Mesmo modelo anterior, montada a 1 metro do chão. Note que o interior da casinha é acessível por uma escada/rampa na parte de trás (encostada no muro à direita da foto). A vantagem desse modelo é que a área embaixo da casinha se torna um bom abrigo (do sol e da chuva) para o cão durante o dia.

 

casinha13

Esse é o interior das duas casinhas mostradas acima. Note a divisória interna, o que cria uma área mais isolada, onde o cão irá dormir. Note ainda o acabamento nos cantos internos. Não existem frestas ou locais que poderiam acumular sujeira, bactérias, pulgas, etc. Isso é conseguido fazendo-se uma mistura (massa) com pó-de-serra e cola (enchimento de madeira). Esse último detalhe é muito importante.


casinha14

Similar às anteriores, só que dupla (dois cães). Note também os detalhes de acabamento (estética).
(Projeto comercializado por http://www.doghouseplans.com)

 

casinha16

No modelo da imagem acima notamos que o cão possui uma "varanda" externa (deck). Notamos também o IMPORTANTÍSSIMO detalhe da altura da casinha em relação ao chão.

 

casinha17

Esse é o famoso Iglu. Note que nos EUA eles são fabricados em material especial, totalmene insulados, e são muito usados por lá. No Brasil eles são fabricados em plástico, e portanto NÃO são recomendados em hipótese alguma, já que não protegem o cão do frio ou do calor.

 

casinha18

Casinha com um terraço!!! Parece absurdo, mas é uma boa idéia. Os cães simplemente adoram ficar em um local onde possam ter uma vista melhor do seu território.

Projetos completos de casinha de cachorro

Os projetos abaixo foram compilados a partir da internet. Todos estão em inglês, inclusive as unidades de medida (polegadas e pés) e necessitarão da sua atenção/tradução do texto e medidas. Use-os como referência para a sua própria casinha.

1) Projeto simples de casinha (Ver projeto em formato .PFD)

2) Projeto bem simples (projeto em formato .PDF)

From Georgia-Pacific Project Center

 

casinha22

3) Casinha extremamente (acima) robusta (projeto em formato .PDF)
From DogHouse Gallery


casinha24

4) Ótima opção de projeto. Nosso preferido. (projeto em formato .PFD)
From About-Dogs.com


(*) Atenção: Nós não vendemos, comercializamos ou construímos casinhas sob encomenda. As informações nessa página são meramente informativas, e visam mostrar ao público geral os vários modelos e tipos de casinhas existentes.

(*) Attention: We do not comercialize, ou build dog houses under request. The information in this page is merely for information purposes, with the goal of showing the general public the dozens of types and models available out there. Please contact us if you want us to remove the doghouse model of your property, or if you want, instead, that we make a link back to your website.

 

 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack